sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

[Crônica] Encantos poéticos da alma, por Lilian Oliveira

Sarau Sintonize a Poesia, realizado na Biblioteca Parque Villa-Lobos, evento organizado pelo artista plástico e escritor Hugo Paz, com a parceria do projeto Ecos Latinos com o gestor cultural Víctor Gonzales.


Muito aguardado por todos os convidados, inclusive por mim, onde tive a oportunidade de conhecer um amplo contexto artístico e sentir a unificação do desejo de prazer e satisfação entre todos os convidados.

A alegria esta que invade trazendo inspiração a todos que querem trilhar no caminho libertário das artes.

O evento iniciou-se com a entrevista do Hugo Paz, onde relatou sua trajetória com grafite, pinturas artísticas e literatura. Duas de suas obras lhe concederam medalha de prata pela União dos Artistas Plásticos, na Casa de Portugal. O artista descreveu sua trajetória movida por essas duas vertentes artísticas, a pintura e a escrita.

O encontro foi marcado por belas performances poéticas, proporcionando a todos o privilégio de conhecer a expressão artística de diversas culturas. O sarau estabeleceu uma interlocução entre todas as linguagens artísticas, teatro, poesias e música, a forma em que todos os convidados se apresentaram trouxe um encantamento pela beleza da arte, de como a vida  necessita desta pulsar, esta aproximação entre a essência do "eu" verdadeiro, sincero do que realmente traz significado à nossa existência. A voz, a entonação individual de cada artista, expressa um análogo entre si, exprimindo uma semelhança em seus desejos de recitar, proclamar, a arte, a vida, a poesia.

Surpreendente um dos coletivos convidados tratou em sua apresentação sobre a figura da mulher, nos dias atuais, com todas as desventuras, sofridas em nossa sociedade simplesmente por "ser mulher”, onde tem a sua vida, comportamento e conduta ditadas por nossa sociedade sexista e machista. A  atriz deixou a plateia emocionada, eu que estava lá, senti arrepios em meu corpo, de ver minhas angústias narradas naquela apresentação. Angústias essas que sonho, em não ver, minhas filhas passarem!

Outra apresentação bem marcante foi sobre o nordestino com as revoltas, por disputa de territórios e a consolidação da República, o ator narra todo o sofrimento enfrentado por homens, mulheres e crianças neste conflituoso período, ecoa em meus ouvidos o barulho dos cavalos, os gritos, ver e sentir o punhal, A voz do ator entoa com gritos e berros de forma intensa e profunda, onde a plateia permanece impactada.

Momentos em que todos as artistas têm a oportunidade de ser protagonista da própria história, registrar sua visão de mundo através da sua arte. Compartilhar sua voz através da literatura, dança, etc... é sua missão, e para nós plateia, é um grande prazer acompanhar seu progresso.

O Encontro promoveu a compreensão de como a arte é realmente liberdade, afeto, trajetória de luta e conquistas, é essência, fonte que libera energia, atribuindo significados à nevrálgica condição humana.


A arte sobretudo é o acostamento da vida!


Lilian Oliveira, é pedagoga, poeta e estudante na disciplina de Geografia. Mãe do Luis Vinicius; da Lilian Quézia e da Ana Luíza. É professora de Educação Infantil no CEI Nossa Senhora Rainha da Paz.