domingo, 4 de junho de 2017

[Crônica] Ecos Latinos no Peru

O projeto Ecos Latinos fez uma aventura por terras peruanas, ecoando a poesia latino-americana de sua antologia Daqui e dali, com o trabalho poético dos trezes poetas de diferentes países que compõem o livro.

Biblioteca Municipal de Cusco



A aventura começou em Cuzco, onde foram estregues exemplares do livro para a Biblioteca Municipal del Cuzco. Também visitamos Machu Picchu e fizemos registros por lá. Foi a caminho da fortaleza inca que conhecemos a escritora mexicana Elizabeth Uribe de Petersen, que ao se encantar com o nosso projeto se ofereceu para apresentar o nosso trabalho em terras guadalupanas, então, o nosso livro Daqui e dali também partiu para o México, nesta aventura toda.


Em Cusco soubemos pelo nosso colaborador, o bibliotecário Alan Concepción Cuenca, que a seguinte parada seria em Lima, com uma apresentação do nosso livro e projeto na Biblioteca Ricardo Palma de Miraflores. O patrono da biblioteca, Ricardo Palma, é um dos principais escritores românticos do Peru, escreveu diversos gêneros: poesia, novela, drama, sátira, crítica, crônicas e ensaios, sendo sua obra maior o livro de relatos curtos Tradiciones Peruanas.


A seguinte parada foi nada menos do que na cidade de Arequipa, onde nasceu o nobel peruano de literatura, Mario Vargas Llosa. Lá visitamos diferentes livrarias e bibliotecas, deixando exemplares dos nossos livros na Biblioteca Mario Vargas Llosa de Arequipa.

Biblioteca Mario Vargas Llosa

Com o diretor da biblioteca, o Sr. Mario Rommel


Em Lima, também visitamos diversas bibliotecas, como a Biblioteca Municipal de Lima e a Biblioteca da PUC do Peru, uma das mais modernas do país. Assim, na última quinta-feira fomos recebidos pela dona Beatriz Prieto, diretora da Biblioteca Ricardo Palma. Lá pudemos apresentar o nosso projeto, falar do programa VAI da prefeitura de São Paulo e finalmente apresentar o nosso poemário. O enceramento do evento contou com a declamação de poemas em português, a cargo de Vando Andrade, e em espanhol, por Alan Concepción Cuenca. Foi uma noite muito especial para nós, ecolatineros.






Mas a nossa aventura ainda não acabou, deixamos exemplares do livro que ainda serão distribuídos em mais algumas bibliotecas peruanas.



Obrigado, Peru!


Texto: Víctor Gonzales
Revisão: Alexandre Pereira e Lilian Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário