quarta-feira, 15 de março de 2017

Mulheres de março, por Lilian Oliveira

Mulher virtuosa quem achará? O seu valor muito excede o de rubis. (Provérbios, 31: 10)



Mulher humana em sua plenitude de doar-se, sem culpas por seus erros, heroína em enxerga-los, construindo um novo caminho; diferente dos seus antepassados entende que cada fardo é uma lição, só quem conheceu os temporais desfruta da calmaria. Aprendendo a levar a vida com harmonia e leveza de alma, aceitando a dádiva libertária da vida, sem prisões. 

Em constante sensibilidade rege sua luta como guerreira dócil, suas armas são amor, a força para desbravar sua história, podendo até remendar sua trajetória com os retalhos que tem, para tornar-se aquilo que quer ser.
Faz de suas desventuras bem-aventuranças, empondera-se da sua feminilidade, sensualidade, inteligência, fecunda em amor desmedido, longânima em perdão, desafia a imensidão entre o "ser" e o "estar".

Em vasta coragem prossegue, apesar dos pesares, desafiando seus próprios medos. Que todas as lutas sejam portas abertas para a inteligência, que os sonhos tragam um colorido para a realidade. Sabendo que nada é absoluto tudo move, tudo gira, tudo voa e desaparece.

Sua alma pode até conhecer o ópio, mas ao despertar, renasce a fênix, com todo esplendor de deusa, do seu poder, rebate suas cinzas, arqueia suas asas, olhando para o horizonte, para ti não há fronteiras.
Gerencia sua vida, ajudadora, mãe, esposa, companheira, mantenedora... mil e uma utilidades!
Mulher que vai do tudo ao nada e dentro do nada enxerga a possibilidade de novamente construir o tudo, em puro movimento e transformação.
Enfrenta as metamorfoses da vida com a delicadeza e beleza de uma borboleta.
Apronta o teu campo, que é como navio mercante, de longe traz o seu pão. Sua lâmpada não se apaga de noite.
Que seus adornos sejam poemas. Que a aragem do tempo sopre poesia e acorde à guerreira em ti, em mim, com graça elegante flutue no ar a melodia lírica emaranhada em tua alma.
Veste-se de força e glória, oh tu mulher! 



Lilian Oliveira, é pedagoga, poeta e estudante na disciplina de Geografia. Mãe do Luis Vinicius; da Lilian Quézia e da Ana Luíza. É professora de Educação Infantil no CEI Nossa Senhora Rainha da Paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário